segunda-feira, 13 de junho de 2011

“Ritmos Modernos da Nova Vaga: o rock em Portugal na década de 60” – Parte 26

Apesar de tudo Portugal continuou a investir nas colónias estimulando o seu desenvolvimento, com universidades, estradas, hospitais, aeroportos e dando isenção fiscal aos investimentos estrangeiros.

Também a indústria do entretenimento continuava a desenvolver-se, com Joe Mendes a organizar concertos e festivais com as bandas locais, como os Night Stars, Os Demónios, Os Dragões ou os Beatnicks. Foi nesse ano que se realizou também o 1º Grande Festival Yé Yé de Angola, com conjuntos de Malanga, Carmona, Nova Lisboa e Luanda e a eleição de Miss Yé-Yé e Miss Mini-Saia.

Em Moçambique organizaram-se os Encontros de Juventude Laurentina. Formaram-se novas bandas como os Sprits do Norte de Angola, os Play-Boys de São Tomé, os Joviais, os Palancas e o Conjunto Oliveira Muge de Moçambique ou os Inflexos, que tocavam sobretudo em boites dos hotéis, como a Comandante ou a Taverna. Tambem dentro dos acampamentos militares, com soldados membros de antigos conjuntos, formam-se novos grupos. Os Pop 6, situados em Luanda eram constituídos por membros dos Espaciais, do Porto, e de Os Rebeldes. Os Kapas, em Bissau, tinham na sua formação membros dos Titãs e dos Guitarras de Fogo da Caparica. Também Zeca do Rock fez por lá uma nova banda e foi para entreter os soldados que se marcaram digressões do Conjunto João Paulo na Guiné Portuguesa e Moçambique, dos Álamos, entre outros.

1 comentário:

  1. Ola Afonso,
    Antes de mais deixa dar os parabéns por este artigo que esta formidável e ao longo de mais de 35 posts dá uma panorâmica brutal, não só da música, mas também do espírito e da sociedade daquele tempo.
    Queria fazer uma pequena correcção, se permitires, quando referes que em 1967 "... Formaram-se novas bandas como os Sprits do Norte de Angola, os Play-Boys de São Tomé, os Joviais, os Palancas e o Conjunto Oliveira Muge de Moçambique...", queria só dizer que o Conjunto Oliveira Muge já existia desde 1958 com o mesmo núcleo forte (irmãos Muge e Policarpo)que, nesse mesmo ano de 1967, iria gravar o seu 3.º EP pela Importadora e que tem a magnifica versão dos Electric Prunes sacada aos Il Corvi. Alias, a formação clássica, do meu ponto de vista, dos Oliveira Muge, é a que fica formada em 1964 - José Muge (piano), António Policarpo (vocalista e viola-solo), José Violante (viola baixo) e António Muge (bateria)- e que se mantém ao longo das gravações dos 4 EPs.
    Um grande abraço e parabens mais uma vez

    ResponderEliminar