sábado, 18 de maio de 2013

"Os Verdes Anos" (1960-1963): Parte 5



1963 é um ano de mudança em Portugal, ou pelo menos em Lisboa, com uma nova classe média a estabelecer-se e novos hábitos e estilos de vida a marcar o lento iniciar de uma década de consumo. A descentralização das zonas de divertimento, da Baixa lisboeta para os novos bairros e avenidas, fez com que Avenida de Roma ganhasse um novo estatuto com os seus "jovens sem apelido, automóveis, jazz, discos, cinema italiano e francês (desprezando o 007), frequentadores de cafés de bairro, snackbars e drugstores".


Conscientes da emergente cultura juvenil, lentamente os espaços outrora restritos a um determinado género de espectáculos – caso dos cinemas - abrem a sua programação a novos eventos, como os concertos e concursos de música pop/rock, afirmando-se como uma alternativa ao circuito dos bailes de liceu à qual a maioria destes conjuntos estavam cingidos. Por detrás deste novo conceito – que se concretiza em concertos entres os filmes, concursos de conjuntos e digressões -, estão personalidades como Vasco Morgado e Arlindo Conde e mais tarde, entidades como o Movimento Nacional Feminino.
  


O primeiro deste novo género de eventos é organizado pelo referido Vasco Morgado e tem o nome de Concurso do Rei do Twist. Ao longo de vários sábados o Teatro Monumental, em Lisboa, torna-se o palco de actuações que culminam numa final, realizada a dia 7 de Setembro de 1963, onde competem Victor Gomes e os Gatos Negros, Nelo do Twist e o seu Conjunto e Fernando Concha e os seus Electrónicos, perante uma casa esgotada. Segundo a revista Plateia, "chegou a haver desordens por disputa de bilhetes, tendo ficado na Praça do Saldanha gente que enchia outra casa". O vencedor é Victor Gomes que “entrou no palco, debaixo de uma autêntica trovoada de aplausos” demonstrando o seu “ritmo febril, quase diabólico". 


Em segundo lugar fica Fernando Conde que "a despeito da sua juventude e inexperiência, mostrou qualidades e deixou antever um futuro promissor". Em terceiro fica o Nelo do Twist, que a mesma revista descreve como um "artista de bons recursos também, servido sem dúvida pelo melhor conjunto musical que apareceu, e que levou o júri a atribuir-lhe um prémio especial. Nelo teve uma actuação infeliz. Decerto o nervosismo causado pelo calor do ambiente o influenciou".

Sem comentários:

Enviar um comentário