quarta-feira, 15 de maio de 2013

"Os Verdes Anos" (1960-1963): Parte 4



Joaquim Rodrigo, S.M., 1961
Se 1961 foi o ano da criação da Polícia de Choque e o do desvio do navio Santa Maria, o ano de 1962 fica marcado pela crise académica. Após o governo ter proibido o Dia do Estudante, sucederam-se manifestações estudantis e foi declarado "luto académico". Estes, já politizados, entram numa batalha, muitas vezes física, que atravessa toda a década de 60. Entretanto chega também o Novo Cinema Português com novas realidades e realismos. Na maior parte da música portuguesa nada disto que se estava a passar teve qualquer eco… 

Paulo Rocha, Verdes Anos, 1963
Como que alheios a tudo o que se passava em Portugal, e no mundo, as letras dos conjuntos continuavam a ser versos pobres sobre amores juvenis, ou más traduções das letras estrangeiras. Concursos como o Rei da Rádio Portuguesa, cuja eleição era feita através de votos dos leitores, demonstram bem a cultura musical e o gosto dos portugueses. No ano de ’62 o primeiro lugar é atribuído a Fernando Farinha, o segundo a António Calvário e o terceiro lugar a Tony de Matos.


Fernando Lopes, Belarmino, 1964

E continuam a formar-se conjuntos...Os F.B.I. são um das dezenas de conjuntos que, tal como o Nelo do Twist e seus Diabos, Jovens do Ritmo, Panteras do Diabo, Juventude Dinâmica ou Armindo Rock, aparecem nestes primeiros anos e dos quais não ficam registos fonográficos. Há, no entanto, outros casos melhor sucedidos que marcam estes primeiros anos da década de 60 e que conseguem gerir carreiras que duram alguns anos. É o caso de Sousa Pinto e o seu Conjunto, grupo do Porto dentro da linha dos Shadows, surf à portuguesa, que logo em 1962 conseguem gravar o primeiro de seis discos.

(retirado de guedelhudos.blogspot.com)
Outro caso é o dos Duques. Editando um total de cinco discos entre 1962 e 1967, estes são os primeiros a tentar, e a conseguir, uma carreira no estrangeiro, neste caso em Espanha. O grupo separa-se em 1968 e o vocalista, Johnny Galvão, junta-se aos Los Buenos, banda de soul/ beat espanhola.

É também nesta altura que os Guitarras de Fogo começam a tocar mas só conseguem gravar anos mais tarde. Sem grande impacto Os Dois Rapazes, o Conjunto Nova Onda e os Telstar conseguem também um gravar um primeiro e único EP antes de desaparecer...

Sem comentários:

Enviar um comentário