sábado, 12 de abril de 2014

Os Anos Yé-Yé (1965-1966): Parte 5



Já perto do final do ano, as eliminatórias são intercaladas com uma novidade: os concertos estrangeiros. A aderência da parte do público aos concursos justificavam o investimento e por isso assiste-se, no espaço de dois meses, à vinda a Portugal de três grandes nomes da música pop-rock internacional: The Searchers, The Animals e Cliff Richard com os Shadows.

(retirado de guedelhudos.blogspot.com)
Organizado por Vasco Morgado, os The Searchers, esse conjunto de “aspecto lavado e nada gadelhudos”, como descreve a imprensa, tocam em Lisboa, no Teatro Monumental, a 2 e 3 de Novembro, em duas sessões por dia, acompanhados pelos Satins e tendo como primeira parte os Dakotas, os Sheiks e os Ekos. “Delírio e mais delírio foi a nota sensacional deste extraordinário espectáculo”.

(retirado de guedelhudos.blogspot.com)
A 7 de Dezembro também no Teatro Monumental, apresentam-se os The Animals, "soberbamente ferozes”,“com suas jubas, roncos, esgares, etc. Impossível distinguir a música que tocaram”. Foi “de ensurdecer. Ainda por cima, a juventude que formava 97 por cento do público, nada deixou ouvir, com a gritaria infernal com que acompanhou a exibição dos seus ídolos.” Como nota, referia a imprensa, que “antes, exibiu-se o grupo do italiano Gino Paoli. É de uma banalidade perfeita. Não aquece nem arrefece. Podia ter ficado em Itália".

A 11 e 12 de Dezembro, no Cinema Império é estreia, já tardia, de Cliff Richard com os Shadows."Cinco rapazes - normais, sem cabeleiras excessivas, simpáticos, sem exuberâncias de exteriorização, moderados sem crises patéticas de frenesi, mas extraordinários de virtuosismo nos ritmos modernos", descrevia o Diário de Notícias de então.

(retirado de guedelhudos.blogspot.com)
No ano seguinte, no Carnaval no Monumental seria a vez dos Les Problèmes de Luís Rego. Partindo de Portugal em 1962 com a desculpa de querer aprender a tocar guitarra, Luís Rego fixa-se em Paris onde forma os Les Problèmes que viriam a ser a banda de suporte de Antoine. Em 1966 são convidados para vir tocar a Portugal mas Luís Rego, dado como desertor, é preso, apenas conseguindo voltar a França daí a dois meses...

Sem comentários:

Enviar um comentário