terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

' A Invasão Britânica' (1964): Parte 8



Também em 1964, em Angola, é organizado um concurso, o 1º Festival de Música Moderna, no Cine-Teatro Restauração, que dá a conhecer bandas como Os Rocks, os Herbert et les Jeunes, Joe Mendes e os Electrónicos, Os Incógnitos, entre outros.


Os Rocks, conjunto formado por Eduardo Nascimento na voz, Fernando e Luís Saraiva nas guitarras, Elmer Pessoa e mais tarde Filipe de Andrade no baixo e João Cláudio Saraiva na bateria, tiveram a sua grande oportunidade quando em 1962 Vasco Morgado vai a Angola, ouve-os e decide levá-los para Lisboa para alguns concertos. Já com algum nome voltam à capital por ocasião do Grande Concurso Yé-Yé do Monumental, ficando num polémico segundo lugar que, apesar de tudo, lhes proporciona um contrato como conjunto residente da boîte Porão da Nau, em Lisboa, e a gravação do primeiro EP.

Entretanto assinam um contrato de dois meses com a boîte La Bonanza em Roterdão, assim como com a televisão holandesa. Reconhecido pela sua voz, em 1967 surge a oportunidade de Eduardo Nascimento participar no Grande Prémio TV da Canção Portuguesa e vence com O Vento Mudou, tornando-se um êxito, com perto de 6000 cópias vendidas. Os Rocks ficam por isso em Portugal Continental, cumprindo um contrato com o Casino Estoril, até que, em 1969, põem termo ao conjunto. 

Numa entrevista à Plateia, uns meses antes, Eduardo Nascimento já dava conta do seu desânimo com a falta de compositores, de orquestras formadas e de directores artísticos, assim como da "calma" das editoras que não distribuíam composições dos seus artistas. A falta de espectáculos de music-hall, a repetição dos mesmos artistas e canções e a falta de coragem dos investidores em algo novo, foram outras das razões pelas quais, após 4 anos e meio na capital, Eduardo Nascimento decidir voltar para Luanda. Aí completa os estudos de Engenharia enquanto alguns dos restantes membros dos Rocks são obrigados a ir cumprir o serviço militar.


 Além dos Rocks, e dos já referidos conjuntos, há registos de outros grupos angolanos como os Kriptons que chegam a gravar um EP em 1965, Os Jactos de Luanda e Os Rebeldes.

Sem comentários:

Enviar um comentário