sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
' A Invasão Britânica' (1964): Parte 10
Território ocupado por portugueses desde o século XVI, devido a sua localização geográfica, Macau tornou-se um ponto de cruzamento de culturas e influências, que vinham de Hong Kong, Londres, Paris, Estados Unidos e Austrália, devendo mais a estas do que a Portugal. Assim, logo no início dos anos 60 os jovens macaenses começam a formar bandas de pop/rock.
Face a esta emergente cena musical o sargento Mário Tomaz decide, em 1963, organizar o 1º Festival Musical de Macau onde participam os Grey Coats, Mário Tomaz e o seu Conjunto, os Lovers, os Colourful Diamonds assim como grupos de fox-trot e música popular portuguesa.
No ano seguinte é organizado o 2º Festival Musical de Macau, já com o apoio do Movimento Nacional Feminino, de onde saem vencedores os Grey Coats, e onde participam os The Colorful Diamonds, Mário Tomaz e o seu Conjunto, Les Quatre de Lis que "actuaram com muita vida, mas...sem um único sorriso, o que os prejudicou bastante", os The Strangers, os The Theicos, assim como um grupo chinês The Mak Chung Brothers e o Conjunto Regional Lusitano. Além dos referidos conjuntos destacaram-se ainda na cena musical de Macau os Flipsiders com as suas dançarinas Tap Siac Sisters, The New Telecasters e sobretudo os The Thunders.
Formados em 1965 a partir dos Colourful Diamonds e dos Gatos Negros/ Black Cats, os The Thunders ganham uma maior notoriedade quando em 1968,em Hong Kong, ganham o Star Show, o que os possibilita a gravação do single She's In Hong Kong/ My Love Is a Dream. Dado o êxito deste seguem-se mais dois discos, ambos lançados em 1969, assim como um contrato com a boite Copacabana, também em Hong Kong, onde tocam ao lado dos Mystics, conjunto formado por luso-descendentes. Gravam o seu último disco, Macau, Minha Terra, em 1970.
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