' A Invasão Britânica' (1964): Parte 10
Território
ocupado por portugueses desde o século XVI, devido a sua localização
geográfica, Macau tornou-se um ponto de cruzamento de culturas e influências,
que vinham de Hong Kong, Londres, Paris, Estados Unidos e Austrália, devendo mais
a estas do que a Portugal. Assim, logo no início dos anos 60 os jovens macaenses
começam a formar bandas de pop/rock.
Face
a esta emergente cena musical o sargento Mário Tomaz decide, em 1963, organizar
o 1º Festival Musical de Macau onde participam
os Grey Coats, Mário Tomaz e o seu Conjunto, os Lovers,
os Colourful Diamonds assim como grupos de fox-trot e música popular portuguesa.
No ano seguinte é organizado
o 2º Festival Musical de Macau, já
com o apoio do Movimento Nacional Feminino, de onde saem vencedores os Grey
Coats, e onde participam os The Colorful Diamonds, Mário
Tomaz e o seu Conjunto, Les Quatre de Lis que
"actuaram com muita vida, mas...sem um único sorriso, o que os prejudicou
bastante", os The Strangers, os The Theicos, assim como um grupo chinês The Mak
Chung Brothers e o Conjunto Regional Lusitano. Além dos referidos conjuntos destacaram-se
ainda na cena musical de Macau os Flipsiders com as suas dançarinas Tap Siac
Sisters, The New Telecasters e sobretudo os
The Thunders.

Formados em
1965 a partir dos Colourful Diamonds e dos Gatos Negros/ Black
Cats, os The Thunders ganham uma maior notoriedade quando em 1968,em Hong Kong, ganham
o Star Show, o que os possibilita a gravação do single She's In Hong Kong/ My
Love Is a Dream. Dado o êxito deste seguem-se mais dois discos, ambos lançados
em 1969, assim como um contrato com a boite
Copacabana, também em Hong Kong, onde tocam ao lado dos Mystics,
conjunto formado por
luso-descendentes. Gravam o seu último disco, Macau, Minha
Terra, em 1970.
Sem comentários:
Enviar um comentário