quinta-feira, 24 de março de 2011

“Ritmos Modernos da Nova Vaga: o rock em Portugal na década de 60” – Parte 14

Conscientes do seu potencial económico, por todo o país começaram-se a organizar festivais semelhantes aos que já se tinham realizado em Lisboa e Porto, dando oportunidade às novas bandas para tocarem ao vivo e saírem do circuito das feiras e arraiais.

Em Maio desse ano realizouse o Festival de Ritmos Modernos de Braga, com Os Diablos, Armindo Rock e os Tártaros, Allan Twist e o seu conjunto e Tony Miguel e os seus Twisters. Em Julho realizou-se um outro no Palácio de Cristal ao qual comparecem cerca de 10.000 espectadores! Foi nesta altura que Francoise Hardy veio ao Teatro Monumental - num concerto em que após 25 minutos de ter começado a polícia dispersou a plateia-, que Sylvie Vartan cantou no Coliseu do Porto e que o Duo Ouro Negro passou pela capital, em vésperas de se tornarem estrelas internacionais.

Mas a "invasão" estrangeira não se deu só por via da música. Com a ideia de que o turismo era a única maneira de saldar o défice orçamental de Portugal, começou-se a apostar nesta indústria. Transformada a costa numa estância balnear, começaram a chegar turistas especialmente de Inglaterra, Alemanha e Espanha que encontravam em Portugal um destino barato. Com eles, além do dinheiro, chegavam novos hábitos, vivências e exigências. Com a necessidade ou obrigação de entreter, abriram boites e os hotéis e casinos tornaram-se locais de actuações ao vivo, contratando para esse efeito as novas bandas.

2 comentários:

  1. Encontrei um disco e gostava que me ajudassem:

    trata-se de um EP 45 rpm sem capa cuja label apenas traz impressa a editora "RADERTZ" e escrito á mão vem:

    TONY MIGUEL E SEUS TWISTERS

    e contém os seguintes temas:

    BABY ELEPHANT WALK
    TOMBOLA TWIST

    THE TWIST
    BOOGIE ROCK

    Não encontro referências sobre esta banda nem sobre este disco em nenhum lado excepto neste blog...

    Será que é apenas um test press ou white label e não chegou a ser editado comercialmente?

    Agradecia mais informações, se alguém me puder ajudar...

    Obrigado, cumprimentos.

    Rui

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui
    Relativamente ao Tony Miguel a única referencia que tenho é a que coloquei acima. veio de um recorte de imprensa de então.

    provavelmente esse disco será uma prensagem privada. nessa altura era possível um grupo ir a um estúdio e gravar o que se chama de "acetato" da qual se faziam poucas cópias. às vezes até só uma.

    também é possível que seja um test press de um disco que nunca saiu.embora Radertz não me diga nada. mas vou investigar.

    já agora, será que podia enviar uma fotografia do mesmo? fiquei curioso em relação a esse disco
    abraço

    ResponderEliminar