terça-feira, 8 de março de 2011

“Ritmos Modernos da Nova Vaga: o rock em Portugal na década de 60” – Parte 10

Foi numa relação com o cinema que a música pop-rock conseguiu alguma credibilidade e se deu algum progresso. Os cinemas, novo espaço social que vinha a substituir os cafés como local de encontro e discussão, passaram a ser um dos locais de actuação ao vivo.

Quando a 13 de Setembro de 1963 estreia o filme Mocidade em Férias, de Peter Yates, no Cinema Roma, este é antecedido por um concerto de Victor Gomes - recém-chegado de África, e já eleito o do Rei do Twist num concurso do Teatro Monumental-, de Fernando Conde e os Electrónicos e de Nelo do Twist.

Foi neste mesmo cinema que durante esse mês e o seguinte se realizou o concurso de Conjuntos Portugueses do tipo dos Shadows em que "o conjunto eleito pelo voto do espectador terá direito, graças aos Estabelecimentos Valentim de Carvalho, a uma face de um disco comercial e o Conjunto escolhido pelo Júri a um disco comercial (2 faces) e ainda à apresentação pessoal aos Shadows, em Londres, para onde serão transportados em aviões dos TAP-BEA"[1].



[1] referenciado por Luis Pinheiro de Almeida em http://guedelhudos.blogspot.com, 4.10.2007.

Sem comentários:

Enviar um comentário