sábado, 8 de junho de 2013

"Os Verdes Anos" (1960-1963): Parte 9



Já com algum nome dentro de outros géneros, 1963 é também o ano em que Paula Ribas vinga no twist. Nascida em Faro, Paula Ribas estreia-se ainda na década de 50 no Serões para Trabalhadores, conseguindo nos anos seguintes actuar por todo o país e até ter projecção internacional. Em 1963 grava a música pela qual hoje é conhecida, Vamos Dançar o Twist, onde tenta ensinar os passos dessa dança. A sua carreira prolonga-se por mais uns anos cruzando-se regularmente com as novas correntes pop/rock sobretudo no final da década de 60, apostando sobretudo em versões das quais se destaca a versão de “Pena Verde” de Abílio Manoel.

 
Entretanto, na ilha da Madeira, já se tinha formado aquele que viria a ser um dos maiores fenómenos de popularidade da década de 60, o Conjunto João Paulo, e no continente, em Campo de Ourique, formavam-se os Ekos. Por esta altura já os Beatles tinham aparecido, muito discretamente, na imprensa portuguesa e, no final do ano de 1963, sai a primeira edição portuguesa dos quatro de Liverpool, um disco com quatro faixas: She Loves You, Twist And Shout, Do You Want To Know A Secret e I'll Get You.

1 comentário:

  1. "até ter projecção internacional" em que sentido? Sei que a Madalena Iglésias ia à Venezuela, Espanha e Brasil (ao festival Internacional lá mais para o fim da década e aonde penso que a Paula Ribas chegou a ir e depois ficou por lá)

    ResponderEliminar