quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

“Ritmos Modernos da Nova Vaga: o rock em Portugal na década de 60” – Parte 5

1960-1963: "Os Verdes Anos"

A década de 60 abriu com a primeira edição comercial de rock em português, um EP repartido entre Daniel Bacelar e Os Conchas. Prémio do empate de um concurso de amadores da Rádio Renascença o disco "Caloiros da Canção" foi editado pela Valentim de Carvalho e continha duas músicas de cada conjunto de cada lado. Daniel Bacelar com dois originais,“Fui Louco por Ti” e “Nunca”, e os Conchas com duas versões “Oh! Carol!” e “Quero o Teu Amor”[1].


Estas músicas, demonstravam assim as novas tendências de um mercado recém-inaugurado - o da juventude - e apesar da pouca credibilidade do mesmo na indústria musical nacional, tanto a Valentim de Carvalho como a Telectra começaram a investir tanto em edições portuguesas de grupos estrangeiros, assim como edições de bandas portuguesas. A Rádio Triunfo e Arnaldo Trindade, assim como outras criadas ao longo da década, caso da Tecla, seguiram-lhes os passos.

Mas os gira-discos eram poucos e os discos que tivessem interesse para os jovens tinham preços proibitivos. Os LP's estrangeiros, como recorda Daniel Bacelar, "custavam na altura, 180 escudos cada um (menos de €1 hoje em dia) mas isso era uma fortuna para um pobre estudante cuja semanada dada pelo avô era cerca de 50 escudos. Claro, eu tinha de comprar aqueles LP's e para poupar andei não sei quanto tempo a pé do liceu para o Campo Pequeno, onde morava, para poupar nos transportes e o meu avô ainda teve de me adiantar duas ou três semanadas. Todos os dias os meus olhos ficavam na montra da "Melodia", sempre com um aperto no coração, não aparecesse entretanto outro fan mais endinheirado que se me adiantasse na compra dos discos. Tive sorte, pois como o Ricky Nelson não era muito conhecido por estas bandas, isso não aconteceu e lá comprei triunfante os dois discos, os quais ainda conservo."[2]



[1] Este EP foi reeditado em cd em 2010 sob o mesmo nome, Caloiros da Canção, e acompanhado por um segundo cd, uma compilação de música pop/rock da mesma década.

[2] Daniel Bacelar in http://guedelhudos.blogspot.com, 14.10.2007

Sem comentários:

Enviar um comentário